Seu cão é feliz?

 

Entenda as necessidades comportamentais da espécie

 

Hoje em dia o relacionamento interespecie humano/cão está cada vez mais intenso. Essa proximidade faz com que ocorra distorções no momento de interpretar comportamentos e necessidades - entre ambos. O cão é um animal super domesticado, que criou habilidades incríveis para observar gestos e olhares humanos, o que lhes garantiu comida e sobrevivência. 

 

Justamente por essa facilidade de comunicação e proximidade, é comum encontrarmos pessoas que repassam características, comportamentos e pensamentos humanos para outras espécies - o que chamamos de antropomorfismo. E é nesse ponto que comprometemos o bem-estar e a real felicidade do pet.


Em outras palavras, poder enxergar o mundo pela ótica de um cão significa entender comportamentos que têm funções importantes para seu processo evolutivo, e que seu corpo foi totalmente adaptado para isso. Observe o que eles desejam, e que devemos estimular e incluir na sua rotina diária:

 

Farejar: os órgãos olfativos dos cães são bem desenvolvidos e quando estimulados aliviam estresse e provocam a liberação de hormônio do prazer, deixando-o mais calmo, e ocupado. Nos passeios diários você consegue dar a oportunidade dele estimular esses órgãos.

Mastigar e roer: estimular o uso dos músculos mandibulares e dentes é um dos comportamentos que são comparados a benefícios de uma atividade física do cão. Ensinar a roer objetos corretos, como ossos resistentes de nylon ou naturais crus, ajuda a suprir tal necessidade.

 

Caçar: comportamento dos mais completos, envolve estímulos cognitivos, sensoriais e físicos. Aproveite das principais refeições e esconda os grãos de ração em brinquedos ou no ambiente onde o cão vive, isso significa dispensar o uso do pote de ração tradicional - para que ele tenha oportunidade de expressar esse comportamento natural. Tenha o cuidado para verificar se ele esta ingerindo a quantidade diária de ração sugerida pelo médico veterinário.

 

Fazer atividade física: assim como para nós, a atividade física controla uma serie de funções fisiológicas e é responsável por liberações de hormônios do prazer e relaxamento. Reservar um momento do seu dia para isso tornará o cão, sem dúvidas, mais feliz e saudável. 
Lembrando que os cães são animais que se adaptam muito bem a uma rotina previsível e estável, tanto de atividades quanto de descanso, isso auxilia a mantê-los menos ansiosos. 


Entre tantas outras atividades, para manter seu cão ativo e feliz, contar com o auxilio de estabelecimentos especializados em bem-estar, pode ajudar em casos de falta de tempo. Esse serviço tem o nome de day care ou creche para cães, que consiste em oferecer oportunidades para os cães expressarem seus comportamentos naturais desejáveis. Procure sempre um lugar com médico veterinário comportamental responsável. Garanta facilidade e segurança para você e para seu melhor amigo.

 

 

Dra. Ana Camila M. Pereira
CRMV-SP 30967
Médica Veterinária responsável